abri a time out cedo naquela quarta-feira e li que a camara municipal de lisboa estava a organizar um itinerario de lisboa sobre os 100 anos da revista orpheu. guardei essa informaçao a num cantinho da minha memoria e, quinta-feira, fui ter ao calhariz para descobrir uma parte da lisboa literaria de 1915. adorei este itinerario que começou dentro da biblioteca camoes a falar da revista orpheu, do projecto, das pessoas envolvidas, da sociedade da altura, da forma como os portugueses recebiam estas ideias originais, que eram vistas como ideias loucas. fernando pessoa, mario de sa-carneiro, almada negreiros, amadeu souza cardoso, santa rita pintor. depois saimos sali, fomos abraçando lisboa pelos passos destes homens. primeira paragem no sao luiz, depois no largo de sao carlos, depois no largo da faculdade de belas artes, depois no gremio literario, lugar onde foi tirada esta fotografia e onde eu nunca tinha entrado.
nao podia deixar passar o grémio, mas tive que abandonar a visita nesta altura. sei que o grupo continuou até à rua da conceiçao para falar do mario de sa-carneiro e que dali seguiriam para o martinho da arcada. 3.69€ é o preço para ouvir maravilhosas historias de lisboa e para nos deixarmos conduzir por quem as sabe contar.
as visitas sao de manha e, como tal, o publico é mais velho, ja adivinhava isso. senhoras interessadas escrevinhavam nos seus caderninhos: nomes, datas, locais.
eu espero que la para o final do mês de novembro haja outras visitas tematicas e que sejam tao boas ou melhores do que esta. vale muito a pena. o calendario esta disponivel aqui
eu espero que la para o final do mês de novembro haja outras visitas tematicas e que sejam tao boas ou melhores do que esta. vale muito a pena. o calendario esta disponivel aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário