esta estaçao trouxe frutos e legumes da época dos terrenos dos meus sogros. a cozinha encheu-se de cores, perfumes e sabores de outono. é incrivel provar tudo isto, inevitavelmente, comparar com o que compro semanalmente no supermercado e chegar à conclusao que todos os dias comemos ao engano. ao engano do sabor. os tomates que compramos por ai nao sabem a nada, ao lado destes. os bolos que comemos por ai, sao palidos ao lado dos que se fazem com estes ovos. as peras e macas deitam o cheiro intenso e os marmelos prometem tardes de outono frias, na cozinha, com o forno a trabalhar sem parar. e faremos mais sopas nesta altura, com batatas, aboboras e comeremos doce de abobora também, porque sao tao grandes que poderemos fazer uma imensidao de coisas com elas. e quando vierem as nozes serao seroes passados no sofa a ouvir o cric crac durante horas para depois o miolo desaparecer numa noite. mesa bonita, esta. cheirosa. composta. genuina. sempre disse que quem tem uma terra nunca passara fome e sabera sempre o que esta a comer.
outono, gosto tanto de ti!
2 comentários:
verdade minha faufa; cada coisa destas, caseira, tem efectivamente outro sabor, os ovos outra cor - e o cheiro, o cheiro que já não se sente nos produtos que compramos nos supermercados
Por aqui é dia de festa, quando chega cá casa o carregamento vindo da quinta dos meus pais. Desta vez as abóboaras são tantas que até decoram a sala. O Outono é lindo de facto :)
Enviar um comentário