cela me rassure d'avoir la confirmation qu'il est des choses qui demeurent intactes * philippe besson

one of the secrets of a happy life is continuous small treats * iris murdoch

it's a relief sometimes to be able to talk without having to explain oneself, isn't it? * isobel crawley * downtown abbey

carpe diem. seize the day, boys. make your lives extraordinary * dead poets society

a luz que toca lisboa é uma luz que faz acender qualquer coisa dentro de nos * mia couto





10.7.10

sabado...

sabado de julho, sabado de manhã, de mercado. desço pelas montanhas para vir trabalhar ainda a pensar no filme de ontem à noite que desaguou numa conversa sobre paixão e habitos e mudanças.

chego finalmente à vila, encontro um lugar à sombra. caminho para a biblioteca e vejo o mercado dos sabados logo cedo a tomar forma. cheira a queijos e a chouriços de "tous les parfums". penso nas cerejas que a s. e a b. compraram na semana passada, vermelhas escuras, carnudas e crocantes. “o senhor que as vende esta mesmo em frente à padaria”. penso nisso e continuo a andar, mercado adentro. malas carteiras, roupa, brincos e pulseiras, gomas, vinhos, pedras, vime, flores. ja não ha cerejas à venda. entro na padaria para comprar as habituais e deliciosas baguetes aos cereais, recebo um caloroso bom dia e ainda no bom sentimento desta manhã peço também uma tartelette de mirtilos que vem numa caixinha verde alface onde se inscreve a frase “les plaisirs gourmands”. deslizo pela rua pedonal de regresso ao trabalho a pensar em como gosto destas manhãs de sabado de que tão raramente posso tirar proveito, por causa dos horarios de abertura da biblioteca.

ligo os computadores na secção dos adultos penso nos leitores de sabado. a luz natural do dia preenche quase todo o andar. abro a janela porque gosto de ouvir o burburinho la fora e o movimento dos carros... podia adivinhar que era sabado so por isso. chega a sra e. que me comprimenta com um “bonjour madame” logo a seguir o monsieur s. (que repara que mudei de penteado) depois a mme d. e pelo movimento matinal adivinho ja que vai ser uma manhã animada.

Vejo uma série de cestinhos pousados junto às estantes, penso que ha mais leitoras do que leitores e que depois de escolherem os livros para as proximas semanas estas leitoras irão até ao mercado e os cestinhos regressarão a casa coloridos e a transbordar de delicias do mercado

Sem comentários: