cela me rassure d'avoir la confirmation qu'il est des choses qui demeurent intactes * philippe besson

one of the secrets of a happy life is continuous small treats * iris murdoch

it's a relief sometimes to be able to talk without having to explain oneself, isn't it? * isobel crawley * downtown abbey

carpe diem. seize the day, boys. make your lives extraordinary * dead poets society

a luz que toca lisboa é uma luz que faz acender qualquer coisa dentro de nos * mia couto





14.2.09

... leitores dos sábados


gosto dos leitores dos sábados… talvez também por ser o fim da semana (para mim) e sinto-me mais leve… na verdade acho-os mesmo simpaticos...

o senhor s. vem apenas aos sábados e chega sempre para a abertura da mediateca. às 9h02 ouço passos na escada da secção dos adultos e adivinho que é ele. há ja algum tempo que notava uma diferença nele. parecia mais lento, mais cansado e menos falador. disseram-me recentemente que foi operado ao coração. O senhor s. lê exclusivamente livros de ficção cientifica e todos os sábados leva de empréstimo um título ou dois, no máximo. por vezes já não sabe o que ler, porque não há tantos SF a sair, comparativamente aos livros que denominamos de romance geral, e porque ele leu uma grande parte do fundo, por isso às vezes gosta de pedir ajuda para escolher. nesses dias pegamos no catálogo, eu digo-lhe os títulos das novidades e os autores. ele vai-me dizendo se já os leu ou não. depois para os títulos que não leu, pede-me para ver as capas e diz-me, "este não porque não gosto de ficção cientifica « fantastica » gosto da ficção cientifica « real »". hoje levou o "ilium". quando marquei o livro, o computador assinalou que ele já o tinha lido em 2005. ele confirmou, disse que sim, que já o tinha lido, mas que precisava de relê-lo para fazer comparações com outro livro que está a ler actualmente.

o senhor s. tem as unhas muito brancas e usa uma daquelas bolsas rectaculares, em couro, que tem uma alça para pôr à volta do pulso, mas ele transporta-a sempre debaixo do braço. lá dentro está tudo arrumado impecavelmente. é um leitor antigo da mediateca e quando se vai embora gosta sempre de dizer que é um bom cliente, palavra que me surpreende sempre no contexto das bibliotecas.

gosto dele…
à samedi, monsieur s. !

Sem comentários: