cela me rassure d'avoir la confirmation qu'il est des choses qui demeurent intactes * philippe besson

one of the secrets of a happy life is continuous small treats * iris murdoch

it's a relief sometimes to be able to talk without having to explain oneself, isn't it? * isobel crawley * downtown abbey

carpe diem. seize the day, boys. make your lives extraordinary * dead poets society

a luz que toca lisboa é uma luz que faz acender qualquer coisa dentro de nos * mia couto





24.2.15

tempo. tempo. tempo. tempo.


uma das coisas que sempre ouvi dizer de mulheres que acabam de ser maes é que lhes falta o tempo. de facto, o tempo passa a ser uma dimensao em torno da qual as coisas giram de forma diferente. eu, até agora, tenho sorte com o tempo interior da minha filha… com o tempo dos outros e com tudo isto que tem influencia no meu proprio tempo. certo, ela precisa de muita atençao e passo muitas horas com ela a conversar, a brincar, a passear, a tratar dela e, nos momentos em que me restam horas para mim ou que por algum motivo preciso dessas horas dou-lhes imenso valor. mas nem sempre consigo saborea-las a 100% porque agora trago a minha filha sempre no pensamento. mas a verdade é que passeamos imenso, por sao domingos de benfica em curtas distâncias e pela cidade toda para grandes passeios. e estou a adorar isto, estou a adorar poder ter tempo para andar, para apreciar as coisas, para pensar, para escolher, todas as manhas, o café do bairro onde vai apetecer-me sentar. nao sei se gostaria desta vida a longo prazo, mas estou a gostar muito dela agora e quando me lembro de dizer que se um dia tivesse um filho ia fartar-me logo de estar em casa e ia apetecer-me voltar logo a trabalhar nao sabia do que estava a falar. hoje fomos beber café ao mesmo lugar onde fomos no sabado, um café que sempre deve ter estado ali e que so agora tive tempo de experimentar. sentamo-nos conversamos com pessoas que conhecemos ha pouco tempo e depois fomos andando pelo sol. tivemos tempo de ir ao supermercado. tivemos tempo de comprar uma jarra de flores. tivemos tempo de comprar as flores para a jarra. tivemos tempo de ir andando pelas ruas fora olhando para os pormenores do bairro e cumprimentando a vizinhança. gosto disso. os dias sao preenchidos, ha muito que apontar e, enquanto mademoiselle m. dorme uma sesta pequena, eu bebo um cha numa tigela "solta" da cerâmicas da linha enquanto penso como farei quando voltar ao trabalho se sem trabalho o tempo da minha agenda vai-se preenchendo à velocidade da luz.

2 comentários:

Marta G. disse...

Tenho um post em rascunho sobre o mesmo assunto! Acabei a tese durante a licença de maternidade, porque o Manuel sempre foi maravilhoso... Mas agora, sinto que é uma violência o tempo que ele tem de estar na escola e o tempo que tenho de estar longe dele... Acho que o nosso país está muita atrasado nisto, as mães deviam ter mais tempo para os filhos. Aproveitem bem <3

J. disse...

estamos a aproveitar! todos os dias quando olho para ela ja tenho saudades de pensar que ela vai crescer e nao vai caber sempre nos meus braços… mas o que importa é que vai caber sempre no meu coraçao <3

deviamos ficar com eles pelo menos 3 anos :)
parece que ainda no outro dia estavamos a beber café na colmeia e tinhas o manuel no sling :)