cela me rassure d'avoir la confirmation qu'il est des choses qui demeurent intactes * philippe besson

one of the secrets of a happy life is continuous small treats * iris murdoch

it's a relief sometimes to be able to talk without having to explain oneself, isn't it? * isobel crawley * downtown abbey

carpe diem. seize the day, boys. make your lives extraordinary * dead poets society

a luz que toca lisboa é uma luz que faz acender qualquer coisa dentro de nos * mia couto





19.10.14

leituras: gatos e mais gatos


de ontem para hoje dormi quase 12h. acordei com o telefone por volta das 22h, depois comi qualquer coisa, terminei o meu livro que estava mesmo quase no fim e adormeci. nao sonhei com gatos, mas adormeci aconchegada nesta ideia do prazer da leitura da qual tenho andado bastante afastada. mas este livro, da doris lessing, ha muito que queria lê-lo. ja nao o encontrei na cotovia e requisitei-o nas bibliotecas municipais de lisboa. nesse dia, devia estar cheia de saudades da sidonie porque, para além deste, trouxe outro livro muito velhinho sobre as 101 perguntas que um gato faria se pudesse falar, um livro-brincadeira. mas eu quero é falar deste maravilhoso livro da doris lessing. nunca tinha lido nada dela, nem me deu para isso quando ganhou o prémio nobel. e o "gatos e mais gatos" é exactamente o que o titulo sugere. quem nao gosta de felinos nem vale a pena abri-lo, mas para os apaixonados de gatos, aqui, vao encontrar um olhar minuncioso de quem passou muito tempo a observar os gestos e comportamentos dos gatos, as diferentes personalidades deles, dos mais independentes aos mais mimados. ler este livro, foi voltar a ter a sidonie ao pé de mim mais um tempinho, imaginando qual dos gatos do livro seria ela, reconhecendo coisas suas em cada um deles.
esta disponivel na redes das bibliotecas publicas e vale muito a pena.

hoje tinha prometido a mim mesma hibernar, mas afinal tenho ainda umas compras a fazer esta manha e depois afinal até me apetecia ir ver os maias. nao sei se terei coragem. se assim nao for, tenho dois novos filmes franceses e um patrick modiano em cima da mesa da sala. de uma maneira ou de outra estarei em boa companhia.

"e gata cinzenta trouxe varios ratos, que colocou no chao de pedra. eu tinha entretanto compreendido que os ratos eram parte de um ritual hierarquico, uma oferenda; mas era impossivel: ratos mortos dificilmente podem ser considerados atractivos. conforme ela os trazia para dentro eu atirava-os para fora; e ela olhava para mim com as orelhas puxadas para tras, os olhos brilhando de ressentimento."

in gatos e mais gatos * doris lessing * cotovia

Sem comentários: