cela me rassure d'avoir la confirmation qu'il est des choses qui demeurent intactes * philippe besson

one of the secrets of a happy life is continuous small treats * iris murdoch

it's a relief sometimes to be able to talk without having to explain oneself, isn't it? * isobel crawley * downtown abbey

carpe diem. seize the day, boys. make your lives extraordinary * dead poets society

a luz que toca lisboa é uma luz que faz acender qualquer coisa dentro de nos * mia couto





13.3.12

florbela



era sabado à tarde e eu pastelava em frente aos canais portugueses. embora não o veja muitas vezes, gosto do programa do mario augusto "janela insdiscreta" e ali fiquei a vê-lo falar de cinema. neste sabado havia dois filmes nacionais em destaque e um deles sobre a florbela espanca... lembrei-me dos tempos da minha adolescência, em que a mesada não dava para tudo e, que por isso, trazia dela, dentro da mala, as edições da ulisseia. quando fazia anos, punha na minha lista de presentes as edições da bertrand. quando vi que o filme ia sair fiquei super entusiasmada mas quando soube que a florbela ia ser interpretada pela dalila carmo cairam-me os ombros... a sonsa dalila carmo? oh! gostava tanto de estar enganada...

6 comentários:

thaísnina disse...

Sonsa como? Eu não a acho nada disso. Podes explicar por favor:)?
E devias ir ver o filme:)

J. disse...

ola thaisnina e bem vinda ao azul turquesa!

claro que posso explicar: sempre que tive a ocasião de ver a dalila carmo enquanto actriz nunca apreciei o seu trabalho e como a florbela espanca teve (e ainda tem) um lugar no meu coração preferia ver uma actriz de que gostasse mais a desempenhar este papel.
mas claro que quero muito ver o filme e, como digo no post, espero estar enganada a respeito da dalila, se assim for fico muito contente! :)

Ana Fernandes disse...

Olá, pois eu tinha uma sensação semelhante em relação à dalila carmo mas no filme nada disso transpareceu. Gostei muito do filme e da sua interpretação. No final da sessão que fui ver estava o realizador que se disponibilizou para falar com a assistência. Ele próprio chegou a ter o mesmo sentimento pela actriz mas depois de conhecê-la melhor mudou de opinião. Talvez fosse melhor para ela se pudesse sobreviver sem ter de fazer telenovelas…
Deixe-se surpreender. Se conhece Florbela, o realizador diz que se preocupou mais em passar a imagem da mulher que ela seria e não realizar um filme estritamente biográfico. Cada plano do filme revela uma imagem bem estudada e bonita e os efeitos especiais nem me lembrei que os eram enquanto via o filme… acabamos tb por nos deixar envolver por aquelas viagens e mais digo para não desvendar, espero que goste

J. disse...

ola ana fernandes,

obrigada pela visita ao blog e pelo comentario :)

cada vez tenho mais curiosidade em ver o filme e gostava imenso que continuasse nas salas de cinema até ao final de maio. se assim for ainda poderei vê-lo e espero ter muitas coisas boas a dizer sobre o filme (e sobre a dalila carmo)! :)

tiago disse...

Este filme deu me vontade de deambular pela opinião pública. De tentar caçar opiniões sobre o cinema português, sobretudo agora que o seu futuro é incerto. Curioso é que desde a altura em que tomei conhecimento deste projecto, só tinha uma certeza: é que Dalila Carmo era a única actriz possível para interpretar este papel. E o filme é ela. E o filme nunca teria a mesma grandeza com outra actriz. Ela é maior que o filme. Ao contrário do que a Ana escreveu, eu ouvi o realizador dizer que o pensou desde o início para a Dalila. É sempre curioso vermos o quão subjectivo são os critérios de avaliação de uma pessoa. Mesmo quando envolvida em produtos menores, qualquer olhar atento reconhece na dalila o talento, inteligência, sensibilidade e loucura (o oposto da "sonsice" a que se refere). Realmente diferente de todos os que a rodeiam. E eu sigo a sua carreira desde o início absolutamente convicto disto. E felizmente comigo estão outras pessoas nesta convicção. Não consigo perceber como se pode não gostar dela. Gosto de actores. Gosto de talento. E ela é provavelmente a nossa maior actriz.
Bom filmes e espero que chegue a tempo de ver o Florbela. Mas penso que vai sair em breve ou já saiu.

J. disse...

tiago,

obrigada pelo seu comentario.

eu estou cada vez mais curiosa com o filme e vou estar de olho clinico na dalila :)
lembro-me que a primeira vez que a vi na televisão foi numa telenovela em que, se a memoria não me falha, ela fazia o papel de uma mulher deixada pelo marido e tinha uma filha chamada maria. para mim toda a personagem que encaixei imediatamente na propria dalila me causava uma irritação inexplicavel e sempre que voltei a vê-la noutras representações (que não foram muitas) achava que o seu trabalho era sempre no mesmo registo.
não concordo que a dalila seja possivelmente a nossa maior actriz, mas estou aberta a olhar para ela com outros olhos. alias, no outro dia vi-a no programa "alta definição" e fiquei a saber um pouco mais sobre a pessoa e a actriz.
quero imenso ver o filme pela florbela, se não for no cinema, sera certamente em dvd. e sou pessoa capaz de mudar uma ideia que tenho sobre alguma coisa ou alguém por algo fundamentado e se realmente valer a pena (embora o valer a pena é muito subjectivo).

espero dentro de pouco tempo voltar a falar sobre o filme, quando ja o tiver visto.