cela me rassure d'avoir la confirmation qu'il est des choses qui demeurent intactes * philippe besson

one of the secrets of a happy life is continuous small treats * iris murdoch

it's a relief sometimes to be able to talk without having to explain oneself, isn't it? * isobel crawley * downtown abbey

carpe diem. seize the day, boys. make your lives extraordinary * dead poets society

a luz que toca lisboa é uma luz que faz acender qualquer coisa dentro de nos * mia couto





30.12.14

les demoiselles


ontem chegou ca a casa outro presente para a m. vem da prima s. e trouxe sotaque francês. agora ha varias demoiselles ca em casa, esta é a colette, um nome que adoro mas que nao pode constar da lista dos nomes que queria pôr à m. porque o pai nao gostava, dizia que em frança é nome de velhinha. em portugal também temos nomes assim, que associamos a pessoas mais velhas ou a outros tempos. é curioso como esta ideia de associar nomes a pessoas prevalece sobre o significado de um nome ou sobre a sua sonoridade. a verdade é que também eu desconfio que gosto do nome colette porque adoro a colette… nao fosse a sidonie ter-se chamado sidonie. e também adoro a minha prima s. 
nunca falamos sobre isso mas ela também deve ter uma paixao por palavras acabadas em "ette", senao vejamos, daqui a pouco, o presente que ela me ofereceu e que era o primeiro nome em que pensei para a m. mas que o pai disse que também era de velhinha.

este natal muitas pessoas quiseram ser as primeiras a oferecer "um primeiro" presente à m. é muito bonito quererem ser lembradas por isso. mademoiselle sementinha, agora crescida e mais conhecida por mademoiselle m. tem muitos peluches em cima da cama. mas esta é a primeira boneca de pano dela e é linda! mais uma coisa para pôr no livro dela.

oups! vite vite, mademoiselle m. vient de se réveiller 

1 comentário:

Unknown disse...

Não gostava da amália quando era mais nova (eu, não ela), mas agora gosto do nome.
Por outro lado tive muita pena que a minha tia luísa me tivesse estragado um nome tão bonito...
Quando fui buscar a Nônô ao 'berçário' estavam pré selecionados os nomes leonor e matilde. Mas ela não tinha focinho de mademoiselle m ☺