cela me rassure d'avoir la confirmation qu'il est des choses qui demeurent intactes * philippe besson

one of the secrets of a happy life is continuous small treats * iris murdoch

it's a relief sometimes to be able to talk without having to explain oneself, isn't it? * isobel crawley * downtown abbey

carpe diem. seize the day, boys. make your lives extraordinary * dead poets society

a luz que toca lisboa é uma luz que faz acender qualquer coisa dentro de nos * mia couto





20.4.14

vieira ♥ arpad e o jardim das amoreiras


ontem, mesmo ao fim da tarde consegui sair um bocado. ha ja muito tempo que queria ver e ler as cartas de amor que vieira e arpad se escreviam. era o ultimo dia da exposiçao na fundaçao arpad szenes-vieiera da silva. sei que digo isto imensas vezes, mas este lugar é um dos meus sitios preferidos de lisboa. porque tem um dos meus museus preferidos, porque é uma das minhas pintoras preferidas, porque este jardim é lindo, porque o quiosque é dos mais bonitos de lisboa. porque gosto dos prédios baixinhos e porque gosto do silencio que reina no meio das arvores. 

dei a volta, li as cartas todas (apresentadas em francês e português), vi os desenhos e as pinturas. é tao bonito imaginar o momento em que arpad olha para vieira e o que pensa e sente quando a pinta. vieira no atelier, vieira com o gato, vieira a olhar para o vazio. vieira de memoria. vieira e arpad velhinhos, sentados no sofa a folhear um livro, numa fotografia a preto e branco. a caligrafia deles, as folhas onde escreviam as cartas de amor, os nomes de guerra que usavam, as palavras que por vezes achamos ridiculas quando estamos fora da bolha do amor. sempre que venho a este museu gosto mais de arpad e vieira. ha uma energia tao positiva e uma serenidade tao grande neste lugar.

… e depois, nesta exposiçao havia uma vieira apaixonada por lisboa

"en t'écrivant je regarde par la fenêtre ces femmes qui passent avec des couleurs si jolies, si fraîches. lisbonne, c'est une espèce de rafraichissement pour les yeux".

"sinto que lisboa me inspira terrivelmente, abro os olhos e devoro, como um leao, as cores e a arquitectura".

de la, trouxe dois postais e uma reproduçao de "a biblioteca em fogo". as bibliotecas que sao um tema recorrente na pintura de vieira da silva.

nao aconselho a irem ver porque ontem era o ultimo dia, mas para quem tem interesse o catalogo da exposiçao foi editado em parceria com a INCM

Sem comentários: