cela me rassure d'avoir la confirmation qu'il est des choses qui demeurent intactes * philippe besson

one of the secrets of a happy life is continuous small treats * iris murdoch

it's a relief sometimes to be able to talk without having to explain oneself, isn't it? * isobel crawley * downtown abbey

carpe diem. seize the day, boys. make your lives extraordinary * dead poets society

a luz que toca lisboa é uma luz que faz acender qualquer coisa dentro de nos * mia couto





13.3.14

les echines


eu sou uma idealista, uma romantica. o passado para mim é quase perfeito. sou uma nostalgica cronica e  nao tenho grande orgulho nisso. voltar à savoie, depois dos anos que vivi aqui, trouxe-me uma série de emoçoes que nao imaginava. quando vim viver para ca pensei que se as coisas nao corressem bem, por algum motivo, poderia voltar a lisboa e agora que estou em lisboa penso que se as coisas nao corressem bem poderia sempre voltar aux echines. mas as coisas nao sao assim. a vida nao é a mesma. a minha vida nao é a mesma, o meu trabalho ja nao é o mesmo, no meio dos livros, a sidonie ja nao ca esta. eu propria também ja nao sou exactamente a mesma.

e eu preciso de ver certas coisas para saber que nao poderao nem voltarao a ser. e preciso de voltar aos lugares onde fui feliz. por isso, desci das montanhas de val d'isere para ver as pessoas que conheço no vale e para voltar a subir às montanhas de les echines. subir aquela estrada que conheço de olhos fechados foi maravilhoso. tirei fotografias, apanhei pedras e folhas do chao, que fizeram parte dos meus dias e sempre farao parte da minha vida. entrei na aldeia como se fosse meio dia e eu so tivesse ido almoçar a casa. vi os vizinhos nos terraços a apanharem sol, passei pela antiga escola e parei em frente ao chalet. a pa da vizinha estava à porta. a "nossa" escada continuava igual e, pela porta, percebi que novas pessoas moravam ali. dei a volta, vi as janelas dos quartos abertas e cortinados novos postos. desci. na varanda ja nao havia dezenas de vasos de flores e plantas e canteiros a espreitarem as montanhas, ja nao havia os nossos esquis, os nossos espanta espiritos e tudo o que fazia da "nossa" casa a nossa casa. demos a volta, passamos ao pé das caixas do correio e voltamos a descer. que dias lindos. a relva verde, a agua azul turquesa, as mesmas pessoas na rua e tudo tao diferente. clic clic clic. respirei fundo e pensei "agora o circulo esta fechado".

no final da estrada des echines, estava em bourg saint maurice. comecei por almoçar especialidades libanesas no restaurante dela e depois decidi começar pelo cimo da grande rue. dois passos e uma cara conhecida. queriam novidades e eu também. encontrei o y. que me disse que tinha vendido apartamentos do chalet onde moravamos nos echines e que quem estava agora no nosso apartamento era um senhor, sozinho. sorri com este pormenor. o tempo passava a correr e ainda nao tinha ido à biblioteca. entrei e vi a pessoa que me substituiu. subi as escadas, abracei as minhas colegas, entre exclamaçoes de surpresa, porque eu nao tinha dito que ia, e era como se sempre tivesse estado ali e tivesse so ido de ferias mais prolongadas do que o normal. subi ao bureau e a minha mesa estava intacta, com toda a bonecada em papel pregada nas vigas de madeira e os origamis que me tinham oferecido, em cima da mesa. o meu coraçao ficou apertadinho. fomos para a cozinha beber um cha, sentei-me de frente para a janela, a mesma onde o olhar se perdia pelo céu e pelo topo do pinheiro da s. nos dias de neve e sorri outra vez. 
pus em ordem as memorias e os sentimentos. este dia valeu muito e arrumou muitas coisas dentro de mim… mas eu sei que eu nunca consigo ter tudo arrumadissimo...

2 comentários:

Carla R. disse...

So consigo ver coisas boas desta vida espalhada por varias geografias. Temos mais hipoteses de nos darmos conta que fomos felizes, do que (realmente?) gostamos, das prioridades. E de nos questionarmos. Gosto muito deste desassossego. Desta falta de organização e destes capitulos todos.

J. disse...

ai mademoiselle (suspiro)… e assim encerro mais um capitulo do livro do desassossego… embora lhe queira adiar o fim...