cela me rassure d'avoir la confirmation qu'il est des choses qui demeurent intactes * philippe besson

one of the secrets of a happy life is continuous small treats * iris murdoch

it's a relief sometimes to be able to talk without having to explain oneself, isn't it? * isobel crawley * downtown abbey

carpe diem. seize the day, boys. make your lives extraordinary * dead poets society

a luz que toca lisboa é uma luz que faz acender qualquer coisa dentro de nos * mia couto





13.12.12

onde anda o espirito natalicio?



houve um tempo em que senhorita j. delirava com o natal. os almoços e jantares  com  a familia, com todos os grupos de amigos, com os colegas de trabalho... as luzes na rua, os presentes a oferecer, ideias a procurar, a azafama de encontrar a coisa certa e ficar com os olhos a brilhar quando a pessoa a quem oferecia o presente o desembrulhava. quando vim viver para aqui continuei no mesmo registo, mas sozinha, porque o n. nao liga ao natal e so se entusiasmava porque me via entusiasmada. ha dois anos, na noite de 24 para 25, quando estavamos a abrir os presentes, recebemos uma noticia muito triste e acho que, nesse dia, o natal acabou definitivamente para o n. e eu que ja festejava sozinha, comecei a encolher os ombros ao natal. 2011 foi o ano em que, pela primeira vez na minha vida nao fiz pinheiro e, este ano, também nao tenho vontade de o fazer. em 2012 como ja nao acontecia ha muito tempo, vou poder passar o dia de natal com o n.. sim, é raro. nas montanhas, durante os 5 meses de inverno "nao existem" feriados, nem festas. sendo este um lugar super turistico,  a maior parte das pessoas trabalha nesses dias (eu nao porque sou funcionaria publica).

mas estou contente, vou ter 4 dias de férias e o que mais me aquece o coraçao é a ideia de ter tempo para preguiçar e a liberdade de poder ficar a vegetar se nao me apetecer fazer nada. faço sempre planos para os dias de folga que nunca cumpro. desta vez nao direi nada e logo se vê. mas a proxima semana de trabalho esta preenchida: uma hora do conto novamente em parceria com a escola de musica. o grupo de leitura em francês. uma entrevista para a radio sobre sugestoes de leitura. portanto, ha que fazer ler. e depois também devera haver coisas importantes a chegarem ao correio nestes dias (espero). e este fim-de-semana, temos o mercado de natal na vila. e é também este fim-de-semana começa o festival de cinema europeu.

mas quem sabe segunda-feira... 

... eu tenha decorado a casa toda, tenha feito o pinheiro, tenha experimentado a receita de pain d'épices, tenha esgotado o stock de framboesas que comprei para  fazer muffins, tenha escrito todos os postais de natal, tenha arrumado tudo o que esta em stand by, tenha lido a pilha de livros para apresentar nas três animaçoes da proxima semana, tenha ido ao mercado de natal, tenha ido ao cinema... e tenha uma data de coisas para contar aqui.

eu até gostava. 

6 comentários:

Scarlet Red disse...

Parece que acontece a todas, parece que há uma vez em que a coisa se quebra e a recuperação é demorada...

Carla R. disse...

Faz, faz o pinheirinho, um jantar especial, coloca luzinhas, acho que o segredo é reinventar a forma como sentes o Natal. Não sou crente, nem consumista, por isso não tenho presépio, nem vou à missa, nem desato a fazer compras - mas gosto da festa. Agora tenho filhos e tudo mudou. Mas mesmo antes, ja tinha transformado o meu Natal, faço todos os anos uma playlist de musicas de Natal, por exemplo, e faço comida especial e bebo MUITO champanhe. Todos os pretextos são bons para festejar e esta é para mim uma festa tematica, e não abro mão de nenhum pretexto para festejar. Oh!Oh!Oh!

Carla R. disse...

Ah ! E continuo à espera que me envies neve, porque até agora nevou apenas uma vez... quando estava em Lisboa... tem muito sentido de humor, este São Pedro.

(Fiz um album no face dedicado a ti, e a outros emigrantes, mas alguma coisa correu mal e ninguém foi avisado, vai la ver. Lisboa estava linda) Beijinhos.

J. disse...

adorei o album! merci!

... e a ideia de olhar para o natal como uma festa tematica parece-me uma optima saida de socorro ;)

quanto à neve, envia-me a tua morada por mail. nao garanto que os flocos cheguem no seu estado normal e com todas as prioridades, mas vamos ver o que se arranja ;)

alinhas também na festa tematica miss scarlet? pode ser que resulte! :)

Cristina disse...

coragem! Apesar da quebra do feitiço natalício, nada como insistir em fazer o pinheiro e decorar a casa e tudo o mais...isso concerteza trará nova alegria e quem sabe até, de novo a magia do Natal. :-) bjs

J. disse...

sim cristina, vou tentar virar-me para esse lado da decoraçao para ver se ela depois traz o espirito :)

bj