cela me rassure d'avoir la confirmation qu'il est des choses qui demeurent intactes * philippe besson

one of the secrets of a happy life is continuous small treats * iris murdoch

it's a relief sometimes to be able to talk without having to explain oneself, isn't it? * isobel crawley * downtown abbey

carpe diem. seize the day, boys. make your lives extraordinary * dead poets society

a luz que toca lisboa é uma luz que faz acender qualquer coisa dentro de nos * mia couto





15.10.12

joaninha voa voa (mas regressa sempre, por favor)



nessa noite até dormi mal. 
no sabado, depois do trabalho, fui comprar uma revista e lembrava-me de ter guardado o troco na bolsinha das moedas mas, à noite, quando ia descer para a reuniao da associaçao mosaique, ja nao a tinha. procurei em todos os bolsos da mala, nas malas que usei durante a semana, nos bolsos do casaco, em cima das mesas, por baixo das revistas. quando entrei no carro, para descer à vila, vasculhei por todo o lado e nada.
com tantas bolsas e carteiras e porta moedas porque é que eu estava preocupada com esta? pelos 9€ que estavam la dentro? claro que nao. porque esta bolsinha foi o n. que me ofereceu no natal de 2004 e porque, desde entao, e apesar dos anos, se mantem tao bonita como quando me foi oferecida; porque é uma sobrevivente que chegou aos correios de lisboa muito depois da data sem que soubessemos por onde tinha andado a voar. este presente deve ter ficado conhecido, graças aos ctt, em toda a freguesia de s. domingos de benfica. é que dentro do pacote que o n. me enviou vinha um livro de receitas tipicas daqui, vinha um queijo reblochon (para que eu nao me esquecesse dos nossos deliciosos jantares juntos e porque em portugal na altura ainda nem o podiamos enontrar na loja gourmet do corte inglés) e vinha a joaninha. ora um dia a minha vizinha do lado veio bater-me à porta em panico a dizer que os ctt lhe tinham telefonado a ela, porque eu nao tinha telefone fixo, para que me dissesse que fosse aos correios com urgencia porque havia uma encomenda muito estranha para mim, que ninguém sabia o que podia ser, mas que cheirava muito mal. la fui eu aos correios, entrei de rompante aos gritos a dizer que os meus vizinhos nao tinham nada que saber se eu tinha encomendas ou nao e se cheiravam bem ou mal o problema era entre os ctt e eu. la veio uma senhora com a caixa embrulhada em talvez 10 sacos de plastico e ainda assim continuava a cheirar. quando abri o presente, estava la dentro o reblochon completamente extenuado de ter feito varios kilometros e dias de viagem. portanto, derretidissimo. o resto dos presentes, devidamente embalado estavam salvos. desde entao, esta carteira de moedas, alusiva à minha inicial, como tantos presentes que me ofereceram (que o digam outras jotas desse lado se nao é assim. até a senhora da hachette, nos tempo da fnac, quando percebeu que o diminutivo do meu nome queria dizer coccinelle me enviou todo o tipo merchandising sobre o assunto. ainda guardo o livro e o tapete) anda sempre dentro da minha mala e sobretudo no meu coraçao.
bom, contada a historia da joaninha sobrevivente, ontem à tarde saio de casa para a reuniao do grupo de leitores em português, abro a porta do carro e a primeira coisa que vejo, debaixo do banco ao lado do condutor, onde no dia anterior ja tinha andado de rabo para o ar às apalpadelas, umas missangas vermelhas e uma pintinha preta a espreitar. a joaninha tinha regressado e eu respirei de alivio. agarrei nela, posei-lhe um beijo e voltei a guarda-la dentro da mala. mas desci a pensar que tinha que guardar uma recordaçao para a posteridade, caso algum dia lhe aconteça alguma peripécia, por isso, aqui fica este post.

4 comentários:

Anónimo disse...

Essa é uma joaninha pombo correio :) volta sempre!

Unknown disse...

Às vezes as coisas estão mesmo à frente do nosso nariz;)
E olha aqui esta coisa gira que encontrei: http://www.osexoeaidade.com/2012/10/para-fazer-compara-os-miudos-25.html

Mais cocinelles para ti ;)
Beijinhos*

J. disse...

é verdade miss scarlet ;) (embora nao seja grande amiga dos pombos)

J. disse...

hihi joaninha + queijo é a resposta 2 em 1 ao meu post ;)

é uma optima ideia, vou apontar a ideia e fazer um brilharete quando fizermos um apéro ca em casa ;)

bjs