cela me rassure d'avoir la confirmation qu'il est des choses qui demeurent intactes * philippe besson

one of the secrets of a happy life is continuous small treats * iris murdoch

it's a relief sometimes to be able to talk without having to explain oneself, isn't it? * isobel crawley * downtown abbey

carpe diem. seize the day, boys. make your lives extraordinary * dead poets society

a luz que toca lisboa é uma luz que faz acender qualquer coisa dentro de nos * mia couto





21.6.12

os castelos de vinho




noano passado ja tinhamos ido visitar um castelo de vinho para o lado de sauternes. ficamos instalados nas vignes de camperos e no dia seguinte fomos visitar le chateau de closiot, onde degustamos o vinho ali produzido e de onde trouxemos algumas garrafas deste magnifico moelleux (colheita tardia) para a nossa garrafeira. desta vez fomos para o medoc, listrac-medoc. fomos até ao château baudan e tivemos mais uma vez direito a visita personalizada. aqui a honra do castelo é o vinho tinto. das explicações desta visita a que mais me marcou foi saber que o rosé, que adoro beber no verão, fresquissimo, é o primeiro vinho que sai das cubas, que ainda nao tem a cor escura porque ainda nao fez o circuito muitas vezes. desta castelo também trouxe a historias dos cannelés, especialidade de bordéus, que se come muitas vezes acompanhada de um café. antigamente, dentro das barricas de vinho costumavam deitar-se varias claras de ovo para recolher todas as impurezas. as barricas eram muitas e por isso sobravam sempre muitas gemas que nao tinham utilidade. um camponês passava nos castelos para recupera-las e dar às freiras que confeccionavam estes bolinhos perfumados de rum com uma pitada de baunilha. gosto de historias destas, sobretudo contadas em castelos.

esta visita ao château baudan também terminou com uma degustação, gostamos tanto que fizemos mais compras. gosto de saber que muitos destes castelos que temos vindo a visitar nao vendem às grandes superfícies. o vinho é comercializado num circuito relativamente pequeno a particulares, a restaurantes e a alguns clientes internacionais.
o regresso a casa foi magnifico. a senhora que nos fez a visita disse-nos que a poucos quilómetros dali havia castelos lindos e grandes que se podiam ver da estrada. e foi assim que regressamos a bordéus pela estrada dos vinhos. um passeio maravilhoso, por baixo de um céu coberto.

Sem comentários: