cela me rassure d'avoir la confirmation qu'il est des choses qui demeurent intactes * philippe besson

one of the secrets of a happy life is continuous small treats * iris murdoch

it's a relief sometimes to be able to talk without having to explain oneself, isn't it? * isobel crawley * downtown abbey

carpe diem. seize the day, boys. make your lives extraordinary * dead poets society

a luz que toca lisboa é uma luz que faz acender qualquer coisa dentro de nos * mia couto





29.1.12

os palmiers que fizeram furor no facebook



são estas os palmiers que ontem fizeram furor no facebook e ca em casa. foi a receita que decidi experimentar em mais um fim-de-semana de neve. graças ao blog come chocolates pequena come chocolates que publicou este delicioso segredo que me pareceu tão facil de fazer e que decidi experimentar. os palmiers ficaram deliciosos. confesso que ao inicio, enquanto os cortava para pô-los na placa do forno me parecerem demasiado pequenos, mas acabei por "alarga-los" um bocado (cortar a faca torna-os mais achatados). pouco minutos depois saiam assim, bonitos, dourados, gostosos e estaladiços.


aqui fica a receita (a pedido de varias familias, é caso para dizer) retirada letra por letra, repito, deste blog que vale a pena visitar.

ingredientes:


250g massa folhada
2 colheres de sopa de açúcar granulado
1 colher de chá de essência de baunilha
Açucar em pó q.b


preparação:


pré aqueça o forno a 220º. estenda a massa folhada até obter um quadrado. Polvilhe com açúcar granulado e com a essência de baunilha. enrole a massa folhada em dois rolos que se encontrem ao centro. corte fatias com menos de 1 cm e disponha-as num tabuleiro de ir ao forno. polvilhe-as com açúcar em pó. leve ao forno até caramelizarem.

as partes que sobraram, depois de ter feito o quadrado, usei-as para fazer croissants de canela e açucar. o meu gosto guarda recordações maravilhosas dos crepes de canela e açucar do fontenova. ontem, talvez por de certa forma regressar à infância com os palmiers, apeteceu-me voltar a esse sabor. e depois do sucesso dos palmiers veio o sucesso dos croissants de açucar e canela. fiz assim: barrei as partes da massa que sobrou com manteiga, polvorizei com açucar normal e depois canela. cortei as fatias ao meio e enrolei-as. ficou optimo!


esta experiencia também me permitiu dar uso a uma caixa que comprei com chocolates no natal. andava ali a um canto à espera do dia em que eu aprendesse a fazer aqueles quadradinhos de geleia de marmelos. ontem acabei por pôr os palmiers la dentro e achei que ficava lindo. na proxima vez que for beber um cha ou um café a casa de alguém levo uma caixinha surpresa assim.


ontem à tarde acabei por ver um bocadinho da televisão portuguesa e parei num prorama que falava de "reutilizar". dizia-se que as pessoas ganhavam uma nova consciência sobre os seus dias e sobre os habitos de consumo e que tentavam precisamente muda-los. antigamente, reutilizar era uma coisa normal. estragava-se, arranjava-se. estragava-se, aproveitava-se. ainda não cheguei ao ponto de saber reutilizar certas coisas. o mais longe que fui foi ao aproveitar uns bancos feiosos prontos a irem para o lixo e pinta-los de cor de papoila. mas fico contente por saber fazer palmiers e por ocupar o meu tempo (também) desta maneira. a aprender. mesmo que desse lado haja quem possa rir-se com o facto de alguém ficar contente por aprender a fazer palmiers. aprender a aproveitar o tempo.


se decidirem experimentar a receita envieim fotografias!

2 comentários:

CNS disse...

Nada como um palmier com um chá bem quente num dia de Inverno.

Ainda bem que resultaram :)

bj

J. disse...

;)