cela me rassure d'avoir la confirmation qu'il est des choses qui demeurent intactes * philippe besson

one of the secrets of a happy life is continuous small treats * iris murdoch

it's a relief sometimes to be able to talk without having to explain oneself, isn't it? * isobel crawley * downtown abbey

carpe diem. seize the day, boys. make your lives extraordinary * dead poets society

a luz que toca lisboa é uma luz que faz acender qualquer coisa dentro de nos * mia couto





12.8.11

senhoras e senhores... o circo medrano...

fui ao circo depois de muitos muitos anos. ainda era criança a ultima vez que tinha assistido a um espectaculo, não me recordo ao certo que circo era, talvez o chen, mas estava na praça de espanha e nunca me esquecerei do ataque de riso que a minha mãe, o meu irmão e eu tivemos com os palhaços...

... o apresentador (sei-o agora) passou pela biblioteca, pediu-me para afixar um cartaz e, em jeito de agradecimento, deixou-me duas entradas gratis. o circo medrano vem duas vezes por ano à vila, uma no verão e outra no natal. os camiões são enormes, e o chapitô também é grande. e foi precisamente aqui a minha primeira decepção, uma tenda tão grande com um "palco" tão pequenino... veio a senhora dos tigres, depois o rapaz chinês que faz acrobacias e passa por dentro de circulos sem lhes tocar, depois veio a rapariga dos camelos, a das vacas, javalis, gansos e poneis, a dos elefantes, vêm os acrobatas, os ginastas e os palhaços. nunca gostei de ver os animais no circo mas (e embora reconheça o trabalho que é “dizer” a um elefante para pôr as patas nas costas do outro) quando acho que o espectaculo não tem encanto, parece que ainda acho mais injusto ver ali os animais. a musica ja não é musica de circo, são os ultimos hits da radio e também não tinha memoria de passarmos tanto tempo a ver os tecnicos a montarem e desmontarem os “cenarios”... ja não ha rapazes que passam com uma caixa de madeira que aperta com uma fita ao pescoço a vender nougats, chocolates ou pipocas... mas mantem-se a tradição de pedir uma moedinha pelo serviço de se levar os espectadores aos seus lugares. na segunda parte, desistimos quando vieram os palhaços, nem vimos as motas (ainda bem)...

fui ao circo porque tinha curiosidade de ver se ainda era como na minha recordação e não é... uns dizem que é pelo facto de ser um circo pequeno... talvez seja isso, talvez o circo seja para as crianças... as unicas coisas que se mantêm (e fico contente de poder agarrar-me a alguma coisa) são os sotaques diferentes dos artistas e o magico cortinado vermelho com brilhantes...

Sem comentários: