cela me rassure d'avoir la confirmation qu'il est des choses qui demeurent intactes * philippe besson

one of the secrets of a happy life is continuous small treats * iris murdoch

it's a relief sometimes to be able to talk without having to explain oneself, isn't it? * isobel crawley * downtown abbey

carpe diem. seize the day, boys. make your lives extraordinary * dead poets society

a luz que toca lisboa é uma luz que faz acender qualquer coisa dentro de nos * mia couto





2.7.11

sauternes, as vinhas de camperos e o castelo de closiot

no quarto dia fomos finalmente vignes de camperos... as nossas férias estavam muito aqui em dois dias. ha ja muito que falavamos em fazer a rota dos vinhos e a região do famoso sauternes, o "chambre d'hôtes" que descobrimos era exactamente o que nos queriamos. quando chegamos la o lugar não so correspondia em tudo às fotografias, como ultrapassava as nossas expectativas. estavamos sozinhos nessa noite, não havia mais hospedes. a historia deste sitio é a de uma casa com duas alas. numa vive a proprietaria e da outra ala decidiu fazer chambres d'hotes. a casa é antiga, o soalho range, a decoração é sobria, tudo evoca as férias, o lazer, o prazer... a casa de banho branca e azul, com acessorios e decoração do campo tem uma "janela verde"... verde porque mesmo à frente estão as vinhas a perder de vista. tudo aqui nos transporta para as coisas boas da vida...

















vista do exterior, e do lado onde estamos instalados, a casa tem janelas grandes, os degraus que nos levam a ela são antigos e quando se entra la dentro repara-se no soalho de origem. pelo corredor, a contrastar com o chão castanho, ha sardinheiras vermelhas. ca fora algumas mesas e cadeiras em ferro forjado com vasinhos de flores pequeninos pousados graciosamente em cima das mesas. na parte lateral da casa e nas traseiras, as paredes estão forradas de heras deixando de crescer apenas onde ha portas e janelas. atras da casa esta também a piscina. destes dois dias foi o que me deixou mais pena, não poder saltar la para dentro, nadar e ver todo este especatculo de verde à nossa volta.




















nessa noite aconselharam-nos um restaurante muito bom que esteve quase para receber uma estrela do guia michelin. terrine de fois gras, onglet à l'échalotte avec des petits légumes, e uma sobremesa, cujo nome não me recordo, de gelado de canela, delicioso com um colis de frutos vermelhos. para o aperitivo um sauternes, como não podia deixar de ser e ao jantar um vinho tinto do chateau d'as. regressamos pelas estradas desertas ao som das cigarras. no dia seguinte uma mesa branca imaculada esperava-nos para o pequeno almoço. croissants frescos, caracois, pães de chocolates, sumo de laranja, cereais, e o café que bebemos no centro do jardim numa mesa simpaticamente arranjada pela proprietaria.

















depois do café corremos para a visita do château closiot, um dos "maiores" como dizia uma senhora da maison de sauternes. mas percebemos que não era o castelo que era maior em tamanho, mas sim os vinhos. a visita que era suposto demorar uma hora acabou por demorar 2h30. com uma senhora apaixonada, a proprietaria do castelo e das vinhas, extremamanet simpatica, teriamos ficado ali a ouvi-la muito mais tempo. a visita acabou por uma degustação de sauternes e, claro, não podiamos vir embora sem trazer algumas das melhores garrafas que provamos. dali fomos visitar a "verdadeira" vila que da nome a este moelleux, depois fomos espreitar uma vila medieval, saint macaire que nos fez pensar em conflans, "façon sud", e regressamos a bordéus para mais um passeio na cidade.

Sem comentários: