cela me rassure d'avoir la confirmation qu'il est des choses qui demeurent intactes * philippe besson

one of the secrets of a happy life is continuous small treats * iris murdoch

it's a relief sometimes to be able to talk without having to explain oneself, isn't it? * isobel crawley * downtown abbey

carpe diem. seize the day, boys. make your lives extraordinary * dead poets society

a luz que toca lisboa é uma luz que faz acender qualquer coisa dentro de nos * mia couto





5.7.07

as férias começaram ontem. no meu tempo não era assim. as férias começavam ainda no mês de junho e duravam 3 meses retomando a rotina em outubro, com uma pequena paragem logo a seguir, por causa do feriado do dia 5. hoje em dia as aulas terminam, mas logo a seguir começam as actividades. antes, não havia nada disso. as férias eram para não fazer nada e se servissem para fazer alguma coisa era o que nos apetecesse... vinha eu a pensar nisso rua abaixo, quando vi três cabeças meio escondidas à janela, com as bocas cheias de água, a ver quem passava, prontos a cuspir e desatar às gargalhadas. pus os olhos na janela, com um sorriso ao canto da boca (a pensar “ainda bem que não era eu que ía a passar em baixo”) e a lembrar-me que também eu nas férias fazia isso. às vezes também ía para a rua tocar a todas as campainhas e depois destavamos a correr... e aquilo divertia-nos imenso. quando o tempo nos fazia ficar em casa telefonavamos para desconhecidos, à procura dos que tivessem os nomes mais estranhos na lista para fazer piadas “estou é da casa do sr. leão? – é sim – é para avisar que vamos entregar a jaula… » as actividades eramos nós que as organizavamos. andar de bicicleta era a melhor de todas, as miúdas gostavam de saltar ao elástico, jogavamos ao lenço e ao lencinho (naquela lenga-lenga do « aqui vai o lenço, aqui fica o lenço »), víamos o « agora escolha », apresentado pela vera roquete, gastavamos fortunas aos nossos pais, ao telefone, para escolhermos o nosso programa preferido. o cúmulo das actividades era para os que íam 1 mês para as colonias de férias… outros íam para a terra ver os primos (eu confesso que sempre quis ter uma terra)... nós ficavamos na cidade, no silêncio do mês de agosto, a fazer o que nos apetecesse e a comer gelados... até irmos de férias com os nossos pais…

4 comentários:

Ricardo disse...

"...gastavamos fortunas aos nossos pais, ao telefone..." olaré!!
gostei muito deste "post".
bjos
R.

J. disse...

... já para não falar do tempo que passavamos ao telefone um com o outro...

Anónimo disse...

"estou é de casa do sr leitao
- sim
- é só para dizer que foi promovido a porco"
hehehe
mano

magarça disse...

Longas férias, em que havia tempo para tudo. Eu adorava visitar os primos.. apanhar amoras, tomar banho no rio, voar de baloiço, ir comprar gomas a badajoz..