cela me rassure d'avoir la confirmation qu'il est des choses qui demeurent intactes * philippe besson

one of the secrets of a happy life is continuous small treats * iris murdoch

it's a relief sometimes to be able to talk without having to explain oneself, isn't it? * isobel crawley * downtown abbey

carpe diem. seize the day, boys. make your lives extraordinary * dead poets society

a luz que toca lisboa é uma luz que faz acender qualquer coisa dentro de nos * mia couto





22.3.15

39


hoje penso que foi preciso passarem 39 anos para perceber uma data de coisas.

hoje, que sou mae, imagino a minha ha 39 anos atras, a olhar-me. era o meu primeiro dia. tudo era novo para ela tal como tudo é ainda novo para mim. e so hoje consigo perceber muitas coisas na minha mae. nao so o "leva o casaco que esta frio", ou o leva o chapéu que vai chover", ou o "nao faças isso que te magoas", ou o "endireita as costas", ou o "tira as mais da boca". hoje consigo perceber todas as preocupaçoes, todos os conselhos, todos os desejos, todas as decisoes, todos os sacrificios. muitas vezes, posso nao ter concordado com algumas coisas. muitas vezes, posso ter-me zangado, mas hoje percebo que tudo o que ela queria era o melhor para mim e que o melhor para mim era o que a tranquilizava. e acho que so conseguimos perceber isso quando somos maes. digo maes e digo bem. os pais também conseguem perceber muito mais coisas agora do que antes de o serem. mas os pais nunca vao perceber o que sente uma mae. espero conseguir ser para a minha filha, pelo menos, metade daquilo que a minha mae é para mim. penso muitas vezes na sorte que tenho com as pessoas que me "calharam" e com as pessoas que se cruzaram na minha vida. hoje, aos 39 anos, penso nisso tudo. 

e hoje colhi um limao no quintal do meu irmao, naquele momento, olhei para ele e achei que simbolizava a maternidade. nao colhi flores e ninguem me ofereceu tulipas brancas (sorriso maroto)

2 comentários:

Marta G. disse...

Parabéns (atrasados, mas sinceros!)...
Com o tempo vamos percebendo muitas coisas e o passado vai-se encaixando de forma perfeita no presente.

Beijinhos

Deolinda Gonçalves disse...

Conseguiste emocionar-me com tantas palavras tão bonitas :) <3

Quando a mãe vos deixava o almoço e dizia, comam tudo, não deitem nada fora, nem na sanita -. olha que a mãe sabe tudo... :)

A MÃE SABE TUDO!!! :)

Eu e o pai, também tivemos muito sorte nos filhos que Deus nos deu - Adoro-te filha do meu <3