cela me rassure d'avoir la confirmation qu'il est des choses qui demeurent intactes * philippe besson

one of the secrets of a happy life is continuous small treats * iris murdoch

it's a relief sometimes to be able to talk without having to explain oneself, isn't it? * isobel crawley * downtown abbey

carpe diem. seize the day, boys. make your lives extraordinary * dead poets society

a luz que toca lisboa é uma luz que faz acender qualquer coisa dentro de nos * mia couto





21.8.14

dar um nome



as primeiras coisas que as pessoas perguntam a uma gravida sao o sexo da criança e o nome.
de facto, apos a ecografia que confirma o sexo o nome começa a ser uma preocupaçao. que nome escolher para uma pessoa que ainda nao nasceu? que nome escolher para uma pessoa que ainda nao vimos e que nao conhecemos? qual é o critério? 
o critério nao pode ser outro senao os pais gostarem daquele nome por alguma razao. aqui em casa ainda nao chegamos a nenhuma conclusao. eu fiz uma lista com uma série de nomes que deixaram muita gente de boca aberta. um dia de manha, agarrei na lista dos que sao autorizados em portugal e fui colhendo palavras bonitas. bonitas para mim, claro. depois queriamos um nome que resultasse bem nas duas linguas e tinha que ser um nome que o pai gostasse também. apos uma rapida leitura que conjugasse todos os critérios, que eles estivessem em harmonia com o registo e 14 riscos depois sobraram os seguintes nomes em comum:

violeta
matilde
maria papoila (sim existe)
maria cereja (também existe)
maria do mar
cloé
olivia
flor
heidi
leonor
léa
manon
penelope
sibila
valentine
zoé

mas senhorita jota andava angustiada porque embora goste muito de matilde, foi o segundo nome mais posto em 2013, logo a seguir a maria e de repente tem ideia de que toda a gente vai chamar-se matilde. vai dai que liga para a conservatoria a perguntar como é quando o bébé tem um progenitor de outra nacionalidade. e eis que, sendo o pai francês, nao é necessario obedecer a lista nenhuma. assim sendo ficou a azul também heidi, um nome que faz todo o sentido por muitas razoes que o leitor assíduo devera conhecer. o que o leitor ainda nao sabe é que senhorita jota, quando estava na barriga da sua mamã, decidiu sair na altura em que ela estava a ver a heidi na televisao, interrompendo aquela viagem pelos alpes para ir a correr para s. sebastiao da pedreira.

assim sendo, temos 3 nomes nesta lista deveras ecletica, nomes classicos, outros mais esquisitos originais (olha que vao gozar com ela na escola), outros associados a pessoas mais velhas, outros com fonéticas diferentes. mas a lista continua em aberto…

e agora, manifeste-se o leitor, s'il vous plaît (sorriso)!

14 comentários:

Anónimo disse...

Heidi não!! Acho horrível!
Para além de eu dizer Hêidi e de haver quem diga Háidi e isso me suscitar uma dúvida existêncial, (como se dizafinal??), a criança vai carregar o peso de ser comparada ao desenho animado (que convenhamos é uma parola) ou à outra boa comó milho (Klum).

Carla R. disse...

Onde te foste meter ! Uma coisa que aprendi é nunca, nunca em tempo algum, pedir opinião ou sequer dizer o nome antes de ser tarde demais. Já é difícil conciliar dois gostos, agora se abres ao mundo... ui.

Cela dit, j´adore Olivia (mais c´est déjà rayé. Oh !).

isabel disse...

Por mim fica Matilde. É um nome muito bonito em português, lindíssimo em francês e que ficaria muito bem a esta pequenita luso-francesa.

Unknown disse...

Querida J.,

Há por aqui alguns de que gosto muito, muito :)
Maria Cereja obviamente ;), Zoé (já tive uma gata que se chamava Zoey e era lindérrima!), Matilde (também está na calha como possível nome de menina quando for mamã), Penelope e Cloé e Manon também acho muito giros.
Heidi é todo alpino, como eu te percebo!
Não ajudei nada, eu sei!

Beijos, beijos*

J. disse...

parola a heidi, menina scarlet? so se for a klum :P

J. disse...

mademoiselle, até eu quando escrevi est post me espantei comigo mesma, eu que me autodenomino j. e que tenho um blog de iniciais. talvez este acontecimento seja o mais real da minha vida. em todos o caso, pas d'inquietude, tenho a certeza que na manha do parto, quando estiver no duche me vou lembrar do nome certo :)

J. disse...

gosto muito de matilde, isabelle :) mas a popularidade aflige-me, até a dos nomes ;)

J. disse...

pois é menina cerise, esta dificil a escolha :)

Sandra Coelho disse...

Eu gostava de olivia... Mas dos 3, e assumindo que vai sair daí uma mulher cheia de personalidade, Heidi parece- me bem :)

rosa disse...

Por tudo...Heidi é perfeito!!! <3

J. disse...

s. ainda esta tudo por acontecer :)

J. disse...

rosa,

heidi parece assentar como uma luva :)

Adriana Oliveira disse...

Eu gosto de Manon, e de Heidi, e descartava Matilde pela enorme quantidade de Matildes ultimamente. Também me ocorreu Maria Violeta, uma mistura diferente dos nomes que tinhas a preto :)
Beijinhos e tudo de bom

J. disse...

também gosto de maria violeta :) matilde e heidi estao a ganhar terreno
beijinhos