cela me rassure d'avoir la confirmation qu'il est des choses qui demeurent intactes * philippe besson

one of the secrets of a happy life is continuous small treats * iris murdoch

it's a relief sometimes to be able to talk without having to explain oneself, isn't it? * isobel crawley * downtown abbey

carpe diem. seize the day, boys. make your lives extraordinary * dead poets society

a luz que toca lisboa é uma luz que faz acender qualquer coisa dentro de nos * mia couto





29.5.14

és a lisboa que eu amo







encontro às 10h em benfica e um café com tempo para pôr as primeiras novidades em dia. e nesses minutos que passam penso em como tenho saudades desta minha amiga de mao à cintura, de "pelo na venta", da maneira que ela tem de relativizar as coisas, do sentido pratico dela. de repente tudo parece normal e foram precisos 2000km para eu perceber isso. pagamos. saimos. um cigarro e uma viagem num autocarro que nos levou directamente ao coraçao da cidade. 
chiado. 
voltavamos ao sitio onde estivemos na ultima vez, por altura do natal. passeamos pela calçada, entramos em lojas de souvenirs portugueses e descemos mais um pouco. agora atravessamos a passadeira ao pé da brasileira e eu exclamo "ah, a sacolinha", dirigimo-nos  para la, porque ali estao as famosas bolas de berlim com leite condensado. mas um aparato na barbearia campos chama-nos a atençao, espreitamos e vemos o meu primo a tocar para a filmagem de um video. entramos e ficamos a um canto a ver as repetiçoes. na barbearia continuam a entrar pessoas, para cortar o cabelo, para fazer a barba. toca o telefone e as filmagens continuam, como se tudo isto fizesse parte da vida de lisboa. saimos desta porta e entramos na do lado. sobre as bolas de berlim so vos digo para la irem experimentar, porque nunca conseguirei encontrar adjectivos que qualifiquem aquela pequena delicia. leite condensado cozido… na verdade, temos bola de berlim quase de baba de camelo. enquanto esperamos na fila para pagar admiramos a montra onde predominam os amarelos dos ovos e os catanhos do chocolate. os bolos sortidos em forma de coraçao vao levar-me la em breve. dali descemos ao largo de s. carlos e depois ao cais do sodré. paramos para muitos clics, porque ainda hoje esta cidade nos surpreende. vamos andando pela passadeira cor-de-rosa até ao famoso mercado da ribeira e eu prefiro claramente os corredores das frutas, dos legumes e das flores. dali decidimos encontrar um lugar para almoçar e hesitamos entre uma tasca com cheiro a sardinhas, na rua de s. paulo, e um lugar à beira-rio. esse lugar encontramo-lo e ficamos ali sentadas toda a tarde. toda a tarde. falamos de tudo e de nada, como se nenhum quilometro nos separasse, como se o tempo que estamos longe nao passasse pela nossa amizade. e nao passa. 
4 beijinhos, um abraço apertado e agosto esta quase ai. meu querido mês de agosto.

2 comentários:

marta, a menina do blog disse...

Só apetece um bocadinho mais de sol para fotografar Lisboa...

Essas bolas de Berlim são uma tentação! Não conheço... ainda.

J. disse...

vai conhece-las, num dia de céu azul em lisboa! se bem que em dias cinzentos também sao reconfortantes :)