cela me rassure d'avoir la confirmation qu'il est des choses qui demeurent intactes * philippe besson

one of the secrets of a happy life is continuous small treats * iris murdoch

it's a relief sometimes to be able to talk without having to explain oneself, isn't it? * isobel crawley * downtown abbey

carpe diem. seize the day, boys. make your lives extraordinary * dead poets society

a luz que toca lisboa é uma luz que faz acender qualquer coisa dentro de nos * mia couto





23.6.13

o magnifico jardim do torel


foi a minha primeira vez de elevador do lavra. o mais calmo e menos turistico ascensor de lisboa.
afinal decidimos deixar os jacarandas para outro dia, sem remorsos, porque esta visita ao  torel, quase 20 anos depois, foi uma magnifica surpresa. 
a primeira, ultima e unica vez que la tinha entrado tinha 18 anos depois de uma das matinées na juke box. recordo-me do jardim abandonado, do caminho cheio de ervas daninhas, das escadas sujas e depois da fonte com agua verde escura e parada, dos morcegos, do anoitecer, dos candeeiros a acenderem, da luz cor de laranja. hoje entrei no torel pela parte de cima, pelo campo martires da patria. havia um mercado pequeno, actividades para as crianças. nao reconheci a fonte da entrada, porque nao era a mesma. descemos um pouco. muita gente sentada e deitada na relva. outros liam nos bancos e quando chegamos ao primeiro parapeito fiquei sem respiraçao. uma esplanada com um terraço enorme, ao lado outra esplanada mais calma. e entao A fonte. verde clara, linda. por causa das festas de lisboa ha animaçoes até ao dia 30 de junho. hoje estava 4 dj's a pôr musica. pousados em cima de uma espécie de banco alto, parecia que dançavam no céu. sentamo-nos na esplanada do quiosque, bebemos uma cerveja, comemos uma tosta de salmao, de frente para uma vista deslumbrante, numa cidade maravilhosa. mais um domingo fantastico que arruma as minhas duvidas todas a um canto. 

a historia do jardim do torel aqui * a esplanada aqui * programa das festas aqui

1 comentário:

ohlalali disse...

Morei perto do Campo Martires da Patria, e fiz da esplanada do Torel quase uma seguda casa. A vista e' lindissima. Mas qualquer vista sobre a cidade consegue ser lindissima tratando-se de Lisboa.