cela me rassure d'avoir la confirmation qu'il est des choses qui demeurent intactes * philippe besson

one of the secrets of a happy life is continuous small treats * iris murdoch

it's a relief sometimes to be able to talk without having to explain oneself, isn't it? * isobel crawley * downtown abbey

carpe diem. seize the day, boys. make your lives extraordinary * dead poets society

a luz que toca lisboa é uma luz que faz acender qualquer coisa dentro de nos * mia couto





30.6.13

do you rock (35)? (ou este blog quer saber...)

qual a vossa musica para este domingo? 

deste lado *the heart asks pleasure first/the promise*





sexta-feira fomos ao ccb ver o michael nyman. "o piano" ficou-me na memoria como sendo um dos filmes da minha vida. por tudo. pela historia, pela fotografia, pelos pequenos detalhes que despertam sentimentos tao grandiosos. e, claro, pela magnifica banda sonora. 
gostei imenso do concerto, gostei de conhecer melhor o michael nyman. nunca soube qual seria a sensaçao de assistir a um concerto de piano so a ouvir a musica e a olhar para o pianista. michael nyman levou imagens, para fazerem parte do espectaculo, que associou à sua musica o que a meu ver foi um risco. fiquei com a sensaçao de ler o livro e ver o filme depois. as imagens eram-nos impostas e sobrepunham-se às que eu, espectadora, queria imaginar. nao quer dizer que fossem necessariamente desinteressantes, simplesmente, para aquela musica eu queria imaginar outras coisas. e nao consegui. portanto pensei que neste processo, talvez haja prioridades. quando se vai ao cinema, vai-se pelo filme. a banda sonora decora-o, por vezes mistura-se e sai fogo de artificio, outras a musica ultrapassa o filme, mas para as nossas expectativas sera quase sempre secundaria, porque vamos pelo o filme. mas quando se vai para ver um concerto e que ha um processo de criaçao de imagens, que ainda nao existe, nao é justo isto de no-las imporem. este foi para mim o unico senao do concerto. michael nyman, silencioso, a ir atras do cortinado, em jeito de encore, e voltar, a agradecer com classe e a presentar-nos com esta musica da banda sonora do filme "o piano" (entre outras).

Sem comentários: