cela me rassure d'avoir la confirmation qu'il est des choses qui demeurent intactes * philippe besson

one of the secrets of a happy life is continuous small treats * iris murdoch

it's a relief sometimes to be able to talk without having to explain oneself, isn't it? * isobel crawley * downtown abbey

carpe diem. seize the day, boys. make your lives extraordinary * dead poets society

a luz que toca lisboa é uma luz que faz acender qualquer coisa dentro de nos * mia couto





8.4.13

e tu, tens uma biblioteca?

senhorita j. começa a fazer planos para a sua vida de alfacinha e uma das coisas em que pensa é na biblioteca onde vai inscrever-se. senhorita j. foi livreira durante muitos anos e nesse tempo comprou muitos livros, mas hoje é bibliotecaria e tem uma relaçao completamente diferente com eles. claro que ha livros que quer muito ter sempre nas suas prateleiras e gosta de estar sentada no sofa a conversar com os amigos e abrir tal livro numa pagina com o canto dobrado e sublinhada e falar daquela ideia, daquela descriçao, do momento em que aquela passagem fez sentido para ela. mas nas bibliotecas senhorita j. descobriu uma relaçao menos possessiva com os livros. aprendeu que se pode aprender muitas coisas sem ter que se comprar tudo, que se pode so ler metade do livro sem ressentimentos, aprendeu que ha muitos livros de fotografias que apetece folhear e que nao é possivel comprar todos os livros de fotografia, etc etc. enfim, senhorita j. sabe que quer muito "ter" uma biblioteca quando chegar a lisboa. por isso, tem planos para inscrever-se na do instituto francês de portugal e agora so lhe falta escolher a biblioteca portuguesa. claro que o ideal é ter uma biblioteca proxima de casa, mas em benfica nao ha nenhuma e a que fica mais perto é a de telheiras. ora, senhorita j. nunca tem nada a fazer para os lados de telheiras, por isso, talvez acabe por escolher uma que fique para os lados de lugares onde vai muitas vezes, mas que tenha uma oferta interessante.

e vocês, têm uma biblioteca de preferência? têm sugestoes?
qual é a vossa relaçao com as bibliotecas?

6 comentários:

Sandra Coelho disse...

Nunca estive inscrita numa biblioteca nem pedi livros emprestados numa biblioteca... Quando senhorita j. Chegar a lisboa temos de tomar um café e explicas-me isso :)

J. disse...

esta combinadissimo! :)

tenho outros dois cafés combinado com 2 pessoas que penso que conheces ou, pelo menos, cujos blogues segues. se calhar depois também podemos combinar todas juntas ;)

Sandra Coelho disse...

Boa! Isso era o máximo! Tu vem que a malta organiza-se :)

Rachelet disse...

Não leria tanto se não me inscrevesse nas bibliotecas das cidades por onde vivo. Como detesto comprar livros (porque raramente preenchem os meus requisitos e depois fiz despesa num mono que acabo por dar a alguém ou deixar por aí para outra pessoa que o apanhe), safo-me indo à biblio. E se daí ler um livro que me revolucione, depois, compro-o.

Bibliotecas em Lx desconheço, a não ser a do British Council (Rato/Príncipe Real), que costumava ser boa (há mais de 10 anos que não a frequento, atenção).

ohlalali disse...

Inscreveste-te na qual?
Sempre fui fiel a bibliotecas bibliotecas, e compro muitos poucos livros - Apenas aqueles que nao consigo encontrar na bibliotecas que frequento. E por fim acabo por doa-los a essas bibliotecas.

J. disse...

inscrevi-me na bib do camoes, mas sou utilizadora da rede ;) e inscrevi-me também na do instituto francês de portugal! e tu?