cela me rassure d'avoir la confirmation qu'il est des choses qui demeurent intactes * philippe besson

one of the secrets of a happy life is continuous small treats * iris murdoch

it's a relief sometimes to be able to talk without having to explain oneself, isn't it? * isobel crawley * downtown abbey

carpe diem. seize the day, boys. make your lives extraordinary * dead poets society

a luz que toca lisboa é uma luz que faz acender qualquer coisa dentro de nos * mia couto





8.4.12

leituras: no meu peito nao cabem passaros


"o passado cresce e suaviza-se embrulhado na cidade, a infância é um tempo que envelhece muito bem."

in no meu peito nao cabem passaros * nuno camarneiro* publicaçoes dom quixote

era um dia em que eu andava a clicar em toda a parte no site do festival du premier roman de chambéry. espreitava os forums para ver os comentarios dos livros que eu ja tinha lido em francês e depois cliquei no festival em versao original. havia bandeirinhas da espanha, inglaterra, italia, alemanha, reino unido e roménia. fiquei a pensar em como era possivel que portugal nao estivesse nesta lista. sem grandes expectativas enviei-lhes um mail a perguntar se pensavam um dia acrescentar portugal à lista dos paises participantes. passou-se o verao sem que eu tivesse novidades e, na rentrée, reenviei o mesmo mail. e foi assim que me disseram que portugal ainda nao estava nesta lista porque nao tinham intermediario, mas que estavam abertos a sugestoes. trocamos uma série de mensagens em que eu me propunha a colaborar como fosse. o primeiro passo era encontrar uma biblioteca que quisesse tornar-se parceira do festival, criar um grupo de leitura de primeiros romances publicado entre x datas, fazer uma pré selecçao e envia-la para frança, para os grupos de leitura em português. depois de varios telefonemas sem grande saida, sento-me em frente ao computador, abro o facebook e nesse instante cai uma mensagem que dizia que a biblioteca de oeiras nessa semana ia ter um encontro do grupo de leitores. e foi assim que falei com a r. depois com o b. e tudo pareceu tao simples. a ideia era começar apenas em 2012/2013 mas, para tornar o projecto mais concreto, e porque o festival este ano festeja 25 anos, decidiram que se convidava um escritor português ja este ano.

os bibliotecarios de oeiras, incansaveis, puseram maos à obra (literalmente) e avançaram nas leituras de primeiros romances publicados no ano anterior e escolheram três autores. dessa selecçao escolheram o nuno camarneiro que vem ao festival de chambéry, representar portugal no ano em que nos estreamos no maior festival literario da savoie.

afinal ha coisas que acontecem simplesmente, sem que seja necessario cair o carmo e a trindade. coisas que acontecem com pessoas com boa vontade, apaixonadas, com vontade de mudarem um bocadinho (pequenino) uma parte do mundo. às vezes acredito que isso é essencial e consegue mover montanhas.

acabei de ler o livro do nuno camarneiro e gostei imenso. tenho tanta pena de nao estar ca numa das poucas vezes em que acontece alguma coisa interessante e para a qual contribui... mas para o ano haverá mais!

Sem comentários: