cela me rassure d'avoir la confirmation qu'il est des choses qui demeurent intactes * philippe besson

one of the secrets of a happy life is continuous small treats * iris murdoch

it's a relief sometimes to be able to talk without having to explain oneself, isn't it? * isobel crawley * downtown abbey

carpe diem. seize the day, boys. make your lives extraordinary * dead poets society

a luz que toca lisboa é uma luz que faz acender qualquer coisa dentro de nos * mia couto





23.11.10

... noites de meias farfalhudas e de sic mulher...

eu sei que se aprendi a falar francês foi por causa da escola, e de uma escola com outra escola e pela gosto pelo cinema francês e pela lingua francesa... mas isso foram as bases... quando cheguei aqui as coisas não eram assim tão simples e o que me ajudou a melhorar foram a televisão e os livros. ler autores cuja escrita conhecia bem, li-os em francês... tudo isso me ajudou a progredir muito, ao ponto de algumas pessoas não perceberem que não sou francesa...
... hoje tenho a televisão portuguesa, e quero que esse dia fique aqui registado, devo ter sido a ultima portuguesa da vila a ter televisão na sua lingua... e é tão bom... lembro-me sempre de uma exposição que vi em serralves ha muitos anos em que passeavamos por muitas tiras de plasticos transparentes de forma a transmitir-nos a sensação de estarmos na barriga das nossas mães. ouvir a minha lingua, a lingua dos afectos em voz alta em casa transporta-me a esse dia... mas também é bom saltar de canal em canal e perceber tudo o que se diz no pequeno ecrã, de um lado ou do outro... e hoje, como estou sozinha em casa, vou fazer o que fazia nos invernos dos meus dias de solteira. de meias farfalhudas, acendo um pau de incenso, deito-me no sofa por baixo de dois cobertores e ligo-me à sic mulher... até adormecer...

Sem comentários: